Você tem alguma dúvida? contato@psicologiaanimal.com.br

As emoções nos animais e o bem-estar deles

As emoções nos animais e o bem-estar deles
31/01/2019 admin

A diretora do Psicologia Animal, Médica Veterinária, mestre e doutora em Psicologia, Ceres Faraco, concedeu entrevista ao site Animal Care, sobre as emoções dos seres não humanos e sobre os reflexos no comportamento de animais silvestres em situações de cárcere, maus tratos e tráfico. Na entrevista, Ceres desta a importância de se respeitar as necessidades naturais do animal para que ele não sofra com sensações como medo e ansiedade. Para entender mais sobre como o comportamento dos animais está relacionado com o que eles sentem e experienciam, confira a entrevista na íntegra:  
 

AC – O que é a psicologia animal?

É a área de estudos e de atuação profissional que se dedica a compreender o comportamento dos animais não humanos, sua relação com o contexto que habitam, seus processos cognitivos e suas emoções.
 

AC – O tráfico de animais silvestres encarcera e comercializa milhares de espécies. Dos que sobrevivem, muitos são encontrados com o estado de saúde comprometido. Para além das sequelas físicas, o que significa para um animal passar por esse tipo de violência?

Animais vítimas do tráfico têm um índice elevado de transtornos psicossomáticos, como a gastrite e doenças crônicas de pele. Muitos durante este encarceramento sofrem de estresse térmico, ou seja, a temperatura inadequada os impossibilita de manter a termorregulação. Somam-se situações de estresse social, emoções negativas persistentes como medo ou ansiedade, ruídos intensos e o desconhecimento, imprevisibilidade e falta de controle sobre todos os aspectos relevantes para sua vida. As consequências são devastadoras física e psiquicamente.
 

AC – A sociedade brasileira ainda mantém a cultura de domesticar animais silvestres, especialmente aves e pequenos primatas. O que significa para um animal como esse ser humanizado?

Aves ou pequenos primatas humanizados são os que viveram por um período de tempo longe de indivíduos da sua espécie e distante das condições ambientais, sociais e fisiológicas indispensáveis para a espécie. Como estão fora de seu ambiente natural, são inábeis para se comunicar e desconhecem sinais, cheiros, rituais, cuidados e, frequentemente, apresentam graves distúrbios do comportamento normal. Significa ficar impossibilitado de expressar seus comportamentos naturais na plenitude, vivem limitados por uma existência empobrecida e cruel.
 

AC – Como um espaço como o santuário de animais silvestres pode contribuir com a saúde física e psicológica de animais resgatados que não têm condições de retornar à natureza?

O santuário contribui para o bem-estar dos animais resgatados por razões éticas, humanitárias e por assegurar as condições de bem-estar essenciais através dos melhores padrões possíveis de qualidade de vida para os animais abrigados. A qualidade de vida diz respeito ao equilíbrio entre emoções positivas e negativas que o animal experimenta em período prolongado. Quando padrões aceitáveis são seguidos, o animal pode adaptar-se ao ambiente e viver uma vida que merece ser vivida.
 

AC – O que é a senciência animal e como a sua compreensão pode ajudar na relação entre os seres humanos e os animais e qual a sua importância para o meio ambiente?

A Senciência animal denomina a capacidade dos animais de ter consciência sobre si mesmos, experimentar estados de prazer e de sofrimentos e ter noção de sua interação com o meio ambiente e outros seres vivos. A compreensão sobre a senciência animal cria o dever de melhorar nossas atitudes em relação aos demais animais que estão incluídos na nossa sociedade, nossa família e nosso nicho ecológico. Hoje não é mais possível negar a imensa extensão do impacto humano sobre a qualidade de vida e saúde dos animais não humanos e o quanto nossa desastrosa atitude tem sido fator de dores e sofrimento para eles. Assegurar todas as formas de vida depende do respeito e cuidado com o meio ambiente. 
 
O Psicologia Animal, criado em 2009, é um instituto voltado para o bem-estar e, em especial, o comportamento animal. Por meio de sua plataforma digital, pioneira no segmento, promove cursos e outras atividades de ensino e é referência na divulgação, formação, implementação e produção de conhecimento sobre as relações entre seres humanos e os demais animais. 
 
Acesse nosso blog e confira orientações importantes para o bem-estar e a saúde de cães e gatos.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?