​​
Você tem alguma dúvida? contato@psicologiaanimal.com.br

Banho e tosa sem estresse: dicas para o bem-estar do pet

Banho e tosa sem estresse: dicas para o bem-estar do pet
08/11/2018 danilofonsecaa

A experiência dos animais com banho e tosa pode ser positiva e agradável, mas existem fatores que se não forem bem planejados e apresentados ao animal podem ser fonte de estresse.  
Sons diferentes, pessoas estranhas, animais agitados, manipulação por desconhecidos e odores. Há diversos motivos para sentir-se incomodado. Para alguns animais, lidar com estes estímulos pode ser uma missão difícil, pois não foram preparados para enfrentar esse desafio.
É preciso levar em consideração as diferenças entre a nossa percepção humana e a dos pets. Um local que é seguro e atraente para nós, pode não ser percebido da mesma forma pelos animais. Sabemos que podem estranhar os lugares novos e que sentem falta da segurança de sua casa. Estas sensações causam desconforto, tensão e ansiedade.
Por isso, para tornar o momento do banho e da tosa mais agradável e proporcionar bem-estar aos animais neste contexto, preparamos algumas dicas que vão ajudar os tutores. Venha conferir!
 

Dica: Acostume seu pet

Dica: Acostume seu pet

Comece a acostumá-lo em casa

Uma forma de preparar seu pet para algo novo é se antecipar e apresentar ao animal situações novas. A primeira dica para facilitar o momento do banho e tosa é acostumar o pet a ser manipulado. Para isso, crie uma rotina na qual você o escove, pegue nas patas, orelhas, focinho, barriga e cauda.
Ainda em casa, faça primeiro você esses movimentos iniciais e na dúvida busque a  orientação do seu médico veterinário. É importante habitua-lo a ser tocado para que o cão ou gato não se assuste ou não estranhe esse contato do profissional no pet shop. Fazer um pouquinho dessas ações de manuseio (cerca de cinco minutos por dia) garantirá mais tranquilidade e conforto ao pet na hora do banho.
Outra iniciativa que pode ajudar é acostumá-lo com barulhos diferentes também em casa, como do secador de cabelos ou aspirador de pó. Ligar o aparelho por alguns minutos distante do animal nas primeiras vezes faz com que ele vá se habituando aos sons desse tipo. Assim, no pet shop o impacto da surpresa e do inesperado é minimizado.
 

Dica: Conhecer o pet shop antes do dia do banho

Dica: Conhecer o pet shop antes do dia do banho

Conhecer o pet shop antes do dia do banho

No caso dos tutores, uma visita prévia ao estabelecimento pode ser importante. Outro passo é levar o animal para conhecer o espaço e as pessoas alguns dias antes do primeiro banho. É fundamental que o cão ou gato sinta o cheiro, explore o ambiente e conheça as pessoas que vão lidar com ele. Esse reconhecimento de campo é uma forma positiva de mostrar ao pet que ali é um lugar bacana, que ele pode ficar relaxado e seguro. Assim, quando for o primeiro dia do banho ou da tosa, o animal terá mais condições de reconhecer o espaço e as pessoas que vão manipulá-lo.
 

Fique junto ao pet nas primeiras vezes

Para que o animal se sinta mais tranquilo e seguro na hora do banho e tosa, fique ao lado dele nas primeiras vezes. Se o local permitir, coloque-o na banheira, tire para secar, coloque-o na mesa para a tosa. Ao ver sua presença ali, certamente, o cão ou gato terá mais confiança naquele momento.
Lembre-se também de levar alguns brinquedos e petiscos que ele mais gosta e ofereça quando for possível. Ao final dos procedimentos, elogie o comportamento dele e faça muito carinho.
O que achou das dicas? Foram importantes para você? Então, compartilhe nas redes sociais com outros tutores e vamos melhorar juntos a integração entre os seres. No site do Psicologia Animal, você encontra mais informações sobre bem-estar e comportamento animal e pode se inscrever para participar de nossos cursos online. Que tal?

4 Comentários

  1. Luis Almeida 3 anos atrás

    Adorei este artigo, muito bom mesmo, vou compartilhar mais vezes com meus amigos!!!

    • Psicologia Animal 3 anos atrás

      Que bom que gostou Luis! Obrigado por compartilhar nosso conteúdo. Abraços.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?