Você tem alguma dúvida? contato@psicologiaanimal.com.br

Como higienizar corretamente a caixa de areia dos gatos?

Como higienizar corretamente a caixa de areia dos gatos?
10/10/2019 admin

O artigo de hoje é sobre os gatos. Viviane Guyoti, uma das diretoras do Psicologia Animal, graduada em Biologia e em Medicina Veterinária e mestre em Ciências Veterinárias concedeu entrevista à Revista Mundo Sam’s Club sobre a higienização correta da caixa de areia dos gatos, sobre os produtos de limpeza mais indicados, os que não devem ser utilizados, como realizar o descarte de areia, remoção de odores, entre outras dúvidas.
Confira a entrevista na íntegra:

Quais são os produtos de limpeza mais indicados para higienizar a caixa de areia?

A caixa pode ser lavada periodicamente com água e sabão neutro. Produtos como água sanitária e desinfetantes contendo fortes odores e perfumes podem gerar recusa do animal à caixa de areia, além de poder provocar reações adversas na pele (quando há resíduos destes produtos em contato com o animal). 

Quais são os produtos de limpeza que não devem ser utilizados em hipótese alguma para esse fim e por que?

Como citado acima os riscos com uso de produtos com odor forte ou altas concentrações químicas podem provocar mudança no comportamento eliminatório do gato além de possíveis reações alérgicas a estes produtos.

Qual é a quantidade certa de areia que se deve colocar na caixa?

O tamanho da caixa e a quantidade de areia vão depender do tamanho do animal. O que se aconselha é ter uma caixa na qual o animal consiga entrar e dar meia volta para poder se posicionar para a eliminação.
A quantidade de areia deve ser colocada em uma camada onde o fundo da caixa não apareça e suficiente para que ele consiga enterrar por completo suas fezes.

Qual é e como deve ser feito o descarte correto dessa areia?

Há no mercado vários tipos de areia como as sílicas – que são sintéticas – e até terras. O ideal para a natureza seria descartar as fezes no vaso sanitário, mas nem sempre é possível porque pode haver grandes grumos de areia com urina e muita areia sílica em volta do cocô. 
Então, o que se faz é juntar os grumos de urina/areia, assim como as fezes para realizar o descarte como material de banheiro na coleta seletiva. Eles terão o mesmo destino que as fraldas descartáveis, tapetes higiênicos de cães e material orgânico das lixeiras de banheiros humanos. 

Qual a frequência de higienização da caixa de areia dos felinos? Por que?

A retirada dos grumos de areia provenientes do xixi e as próprias fezes devem ser removidas diariamente. Os felinos são muito higiênicos e não ficam confortáveis para eliminar de novo em caixas contendo resíduos de eliminação. A troca completa da areia, terra ou sílica deve ser realizada à medida que há saturação na absorção do xixi. 
Por isso, vai depender da marca, do tipo de material e da própria frequência de eliminação do animal para determinar o período de troca da areia usada. Em geral, o consumidor relata que o uso da sílica fina tem maior durabilidade e promove menos odor em casa.

Existem algumas dicas que facilitam a remoção dos odores dos produtos de limpeza e dos causados pelas fezes?

Nenhum produto de limpeza comercialmente vendido nos supermercados elimina totalmente o odor das fezes ou urina de felinos. Há apenas uma classe de produtos que faz isso e são os compostos orgânicos ou produtos biológicos que contém enzimas capazes de digerir ou liquefazer esses odores. 
Eles degradam a matéria orgânica da eliminação e com isso eliminam por completo os odores, inclusive para os animais. Há vários nomes comerciais que são vendidos em lojas pet com custo relativamente mais elevado do que os produtos de limpeza convencionais.
Há também relatos de tutores que costumam usar uma discreta camada de bicarbonato de sódio antes de colocar areia do gato, pois dizem que o bicarbonato ajuda a absorver odores. Mas não há comprovação científica de que tal procedimento tenha 100% de efetividade. 

As bolinhas de argila dentro da caixa de areia realmente funcionam? Elas são indicadas para uso ou não e por que?

Existem várias formas de “sinalizar” o tutor quando está próximo da hora de trocar por completo a areia, terra ou sílica. Algum destes produtos já contém em sua composição esses “sinalizadores”. 
Um exemplo comum são as bolinhas azuis de certas sílicas que vão perdendo a cor à medida que ocorre saturação na absorção do material orgânico. 
As bolinhas de argila tem a mesma finalidade e são colocadas na caixa de areia para sinalizar a troca: as bolinhas vão absorvendo a urina do gato até o dia em que estiverem úmidas ou molhadas por já estarem saturadas. Aí é hora de trocar a areia.

Os felinos prezam por espaço, conforto e higiene

É importante lembrar que os felinos prezam por seu espaço, conforto e que são muito higiênicos. Neste contexto, a quantidade de caixa de areia por gatos em casa é de uma a duas caixas por animal. Por fim, caso seu felino não esteja mais se limpando devidamente ou apresente odores não característicos, você deve procurar um veterinário para avaliação do seu pet.
 
Viviane Guyoti é uma das diretoras da Psicologia Animal. É graduada em Biologia, em Medicina Veterinária e é mestre em Ciências Veterinárias. 
Acesse nosso blog e confira orientações importantes para o bem-estar e a saúde de cães e gatos.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?