Você tem alguma dúvida? contato@psicologiaanimal.com.br

Como proteger seu pet dos riscos do verão?

Como proteger seu pet dos riscos do verão?
19/12/2018 admin

Tempestades, sol forte, viagens, pulgas e carrapatos. Os dias de calor e céu azul do verão são bem-vindos, mas trazem no combo alguma dose extra de preocupação por parte dos tutores em relação ao bem-estar e à saúde de seus pets.
Muitos cães e gatos ficam assustados com os raios e trovões que ocorrem nesta época do ano, outros podem tentar fugir durante a viagem para a praia, por exemplo, ou quando ficam na casa de outras pessoas durante as férias.
Há ainda a questão do clima propício para as infestações de parasitas e os cuidados necessários com os passeios e a hidratação nos dias mais quentes. Para ajudar tutores e seus animais a passarem tranquilos por esse período, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e aproveitem a estação da melhor forma.
 

Melhores horários e cuidados com a hidratação nos passeios

Sair para passear é uma atitude responsável de quem tem cão em casa. Os passeios são importantes para o desenvolvimento físico e para a socialização dos animais. Os dias de verão são mais convidativos para uma voltinha ao ar livre, mas são também motivos de atenção redobrada.
É preciso ficar mais atento em relação ao horário das saídas pois, dependendo da hora, o asfalto e calçadas podem estar muito quentes, o que pode machucar as patinhas. Sendo assim, evite os horários de muita exposição ao sol e escolha períodos de temperaturas mais amenas, como início da manhã e final da tarde ou começo da noite. Uma dica para verificar se a temperatura está tolerável para as patas é colocar o dorso da mão no asfalto ou na calçada e sentir o grau de calor. Se estiver desconfortável, espere amenizar a temperatura para iniciar o passeio.
Mais do que nunca, lembre-se de sair com uma garrafa com água fresca para ele se hidratar. Nos dias de calor intenso, é sempre recomendado optar por passeios em locais bem arborizados e procurar por sombras frescas. Mesmo em casa, certifique-se de que seu companheiro que fica no quintal tenha um local com sombra para descansar e se proteger do raios solares.

Atenção às tentativas de fugas

Atenção às tentativas de fugas

Atenção às tentativas de fugas

Com as mudanças de ambiente e rotina e a presença de pessoas estranhas durante as férias, é preciso ficar esperto com as tentativas de fugas de cães e gatos. Se vão viajar juntos, é importante transportá-los em segurança no carro e garantir que estejam confortáveis na caixa transportadora.
Ao chegar no destino, a recomendação é verificar se há possíveis saídas que precisam ser bloqueadas para evitar que escapem. Nos espaços ao ar livre, como na praia, é recomendado manter os cães com a coleira e guia e com uma plaquinha de identificação.
Agora, se você vai viajar e não pode levar o pet junto, a recomendação é não deixá-lo nunca sozinho. Você pode escolher uma pessoa de confiança ou, caso seja necessário, optar por uma hospedagem de sua confiança que disponha de um ambiente agradável e seguro para ele.
 

Raios e trovões: o medo dos pets das tempestades

Logo que o céu escurece e anuncia um temporal, a primeira reação de muitos cães e gatos é se esconder ou começar a tremer. Nessas circunstâncias, trata-se de um comportamento natural dos animais que é motivado pelo instinto de preservação, pois as tempestades são muitas vezes relacionadas com ameaça e perigo.
Identificamos o medo nos pets por meio de sinais como tremores, salivação, aumento dos batimentos cardíacos e frequência respiratória, orelhas baixas, além das tentativas de fuga. Muitos cachorros e gatos podem até ficar agressivos ou mesmo entrar em desespero em situações assim. Mas, então, o que fazer?

  • passe uma sensação de segurança ao pet adotando uma postura tranquila e mantendo-se próximo a ele até que ele esteja mais tranquilo. Caso não possa permanecer com o animalzinho, deixe uma peça de roupa sua usada com ele;
  • deixe que o pet escolha onde quer se esconder, mas não esqueça de fornecer acesso a um local da casa onde ele costuma passar bastante tempo no dia a dia. Esses locais costumam deixá-los mais seguros;
  • proteja o local escolhido. Tire objetos que possam machucá-lo;
  • feche as janelas com cortinas para que os animais não vejam os relâmpagos;
  • deixe um som ambiente para distrair o pet do barulho da chuva;
  • fazer brincadeiras e dar petiscos toda vez que ouvirem barulhos de trovões. Pode ser uma boa estratégia para tornar a tempestade algo ‘divertido’;
  • há ainda a camisa calmante, da Thundershirt, que auxilia alguns cães a ficarem mais calmos. Trata-se de uma roupinha mesmo, que funciona como um abraço. Feita de uma combinação de tecido de algodão e uma fibra elástica, a camisa é leve, flexível e aplica uma pressão branda, delicada e constante em volta do corpo do animal. Esta suave pressão pode ter efeito tranquilizador.

 

Pulgas e carrapatos: visitas indesejadas no verão

Pulgas e carrapatos: visitas indesejadas no verão

Pulgas e carrapatos: visitas indesejadas no verão

Dias quentes e úmidos são um convite e tanto para carrapatos e pulgas se proliferarem. Nessa época do ano, o tempo para chegarem na fase adulta diminuiu de 120 dias para 14 a 21 dias. Para evitar infestações no verão, a proteção aos pets inclui o cuidado com a casa, já que no caso das pulgas, 5% estão no corpo do animal, enquanto 95% permanecem no ambiente na forma de ovos, larvas e pupas. Então:

  • ao voltar do passeio com o pet ou depois do contato com outros animais, examine e veja se não há sinal de nenhum desses incômodos bichinhos;
  • em sua casa, mantenha o ambiente sempre limpo e arejado.
  • fique atento aos locais mais comuns de alojamento das pragas, como rejunte dos pisos, carpetes e sofás.
  • use o aspirador de pó e não acumule resíduos orgânicos.

 
Estas orientações foram importantes para você e para seu companheiro de quatro patas? Compartilhe nas suas redes sociais e proporcione bem-estar para outros animais! Para mais dicas sobre comportamento animal, acesse nosso site.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?