Você tem alguma dúvida? contato@psicologiaanimal.com.br

Exames laboratoriais em cães e gatos: quais e quando fazer?

Exames laboratoriais em cães e gatos: quais e quando fazer?
21/02/2019 admin

A saúde dos animais de companhia depende diretamente do cuidado e da atenção de seus tutores. Estar próximo, presente e atento é fundamental para garantir o bem-estar e o bom funcionamento de todo o organismo de cães e gatos. As visitas regulares ao Médico(a) Veterinário(a) são parte essencial para um desenvolvimento sadio e uma vida feliz de animais e responsáveis.
Aliados às consultas clínicas de rotina estão os exames laboratoriais, como de sangue e urina, por exemplo, que, assim como em seres humanos, são importantes para a prevenção de doenças, para estabelecer o diagnóstico definitivo de suspeitas e, também, para o acompanhamento da evolução de tratamentos. Para auxiliar os tutores sobre quais os exames são necessários em cães e gatos, quando e como cada um pode ser útil, preparamos este artigo.
Continue a leitura e promova mais qualidade de vida para seu companheiro de quatro patas!
 

Quando realizar os exames laboratoriais em cães e gatos?

Na maioria das vezes, as consultas veterinárias e os exames laboratoriais acabam ficando para os momentos em que o animal já apresenta sintomas de que algo não vai bem. Por isso, cabe muito bem aquele velho e sábio ditado que diz “prevenir é melhor do que remediar”. Além das visitas de rotina ao Médico(a) Veterinário(a), é recomendável definir, junto ao profissional, a frequência da realização dos exames laboratoriais, como forma de “check up”, que podem acontecer em média a cada seis meses ou uma vez ao ano. Fatores como raça, idade e condições físicas e particulares de cada cão ou gato também vão ditar esse tempo. Vamos saber quais são os exames mais comuns?
 

Hemograma: exame de sangue do cachorro

Hemograma: exame de sangue do cachorro

Hemograma: o que está acontecendo no sangue do animal

Um dos exames mais solicitados é o hemograma. Por meio dele, é possível observar as células vermelhas e brancas, além de outros componentes do sangue como as plaquetas. Ele faz um rastreamento que permite prevenir e detectar certas doenças, como, infecções, inflamações, viroses, doenças causadas pelo carrapato e anemias.
 

Urina e fezes: infecções e diabetes

No caso da urina, o exame é uma forma de avaliar se o cachorro ou gato possui alguma alteração no sistema urinário ou qualquer outra doença que possa afetar os rins de forma secundária. Doenças inflamatórias ou infecções, como as cistites, além de glomerulonefrites e até tumores podem ser exemplos. Além disso, o exame de urina pode auxiliar no diagnóstico de doenças hepáticas e endócrinas como o diabetes. Já o exame de fezes é recomendado em casos de suspeita de verminoses ou problemas nutricionais relacionados ao mal funcionamento do pâncreas e gastroenterites.  
 

Preparação para exames: como deixar o pet tranquilo?

Cachorros e gatos podem ficar com medo, estressados e assustados com os procedimentos, com o ambiente ou pessoas novas ao redor. Por isso, é importante que o tutor ou alguém de confiança passe tranquilidade e segurança ao animal. Em relação ao preparo do paciente, consulte seu Médico(a) Veterinário(a) para mais informações, pois cada exame requer um preparo diferente.
 
Gostou das informações passadas aqui? Lembre-se que o site do Psicologia Animal é um canal voltado ao comportamento animal e fonte de conteúdo para um melhor viver e conviver entre os seres. Compartilhe nas redes sociais e espalhe bem-estar por aí.

2 Comentários

  1. Felipe de Lima Rola 3 anos atrás

    Ótimo artigo! É fundamental que tutores e pessoas interessadas em ter um animal tenham consciência sobre a importância dos exames laboratoriais de rotina para o bem estar animal. Campanhas de conscientização, como as que acontecem para vacinação antirrábica, são bem-vindas e podem ajudar bastante no processo de conscientização das pessoas. Parabéns pelo artigo!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?