Você tem alguma dúvida? contato@psicologiaanimal.com.br

Florais para cães, gatos e família multiespécie

Florais para cães, gatos e família multiespécie
28/11/2019 admin

Medo, ansiedade, depressão, estresse. Cachorros e gatos, assim como seres humanos, também manifestam suas emoções, inclusive quando há desajustes, por meio dessas e de outras patologias físicas. Os florais se apresentam como uma prática integrativa e complementar no tratamento de desequilíbrios do organismo, relacionados às emoções e que podem refletir de forma suave e segura em mudanças no comportamento das pessoas e dos animais domésticos.
Nesses casos, os florais ainda podem ir além. Ela pode ser um caminho importante e eficaz no olhar para toda a família multiespécie – aquela que, em sua configuração, inclui também os animais -, oferecendo benefícios para todos os seres. Para esclarecer dúvidas dos tutores e falar sobre o curso Florais para cães, gatos e família multiespécie, oferecido pelo Psicologia Animal, realizamos uma entrevista com a responsável pelo curso, a Farmacêutica, com capacitação em Homeopatia e em Fitoterapia,  Janaíne R. Martins.
Acompanhe!
 

Os florais indicados para animais de companhia são os mesmos indicados para seres humanos?

Sim, podem ser os mesmos, pois tratam as mesmas questões. Em se falando da família multiespécie, o curso traz o enfoque de que as relações entre as espécies trazem adaptações de ambos os lados, podendo demandar uma necessidade de ajuste das partes. Assim como o tutor se ajusta em sua rotina para receber um animalzinho em casa, o animal se ajusta aos hábitos e à rotina da família durante essa convivência. Assim, as questões são comuns e os problemas devem ser resolvidos em grupo. As essências florais tratarão as causas dos desequilíbrios que, muitas vezes, são evidenciados através de mudanças no comportamento dos animais.

Como os florais podem beneficiar os animais? Em quais situações eles podem ser indicados (estresse, depressão, ansiedade, etc)?

Podem ser indicados em qualquer situação de desequilíbrio, ou ainda como preventivos de problemas quando temos consciência de que estão sujeitos a alguma situação de risco. Cabe ao profissional identificar as causas dos problemas e selecionar as essências que vão cuidar daquela emoção que está desajustada e que pode ou não estar se manifestando de maneira evidente. No curso, vamos falar de algumas questões específicas, que mais frequentemente se manifestam através dos animais, como medo, ansiedade, etc.

Quando falamos em família multiespécie, na qual humanos e animais convivem, o uso dos florais também pode favorecer para uma convivência mais harmoniosa?

Sim, tanto para os humanos, quanto para os animais. Como foi dito, o convívio exige adaptações e os animais, às vezes, manifestam problemas nesse processo através de seu comportamento ou outros sintomas físicos. É importante tratar questões patológicas dos animais com o Médico Veterinário, assim como o tutor consulta um médico quando está doente. 
O terapeuta pode auxiliar nas questões emocionais relacionadas aos problemas físicos, reequilibrando a energia geral e, inclusive, favorecendo o tratamento veterinário ao qual o animal está sendo submetido. O tratamento conjunto das causas (problemas emocionais) com as consequências (processos patológicos que podem ser desencadeados por isso), agregando os florais ao tratamento veterinário (ação conjunta dos profissionais), só tem a trazer benefícios para todos os membros da família multiespécie.

Quais as vantagens dos florais em relação aos medicamentos convencionais (ou alopáticos)?

Quais as vantagens dos florais em relação aos medicamentos convencionais (ou alopáticos)?

Não há uma “vantagem”. São áreas diferentes de atuação. Para problemas patológicos, como já mencionado, há necessidade de intervenção da Medicina Veterinária. Os florais são uma Prática Integrativa e Complementar (PIC), reconhecida, no Brasil, pelo Ministério da Saúde como tal. Não veio para substituir qualquer tratamento, mas sim para complementar os tratamentos alopáticos de modo integrativo, pois, além de considerar o indivíduo como um todo, de modo integral (em seus aspectos físico, mental, emocional e espiritual), também integra os profissionais no sentido único de trazer o maior benefício possível para os seres que dela fazem uso. 
Há de se considerar que, em um caso de infecção urinária de repetição, por exemplo, o indivíduo terá a necessidade de fazer uso de antibiótico (alopático), uma vez que a doença já está instalada. Entretanto, é muito importante investigar qual a causa desse problema reincidente, entender o processo que está criando essa manifestação no corpo físico, e tratar as causas emocionais que estão criando esse desajuste, com a finalidade de evitar novos episódios.

Há alguma contraindicação na prescrição dos florais? Os animais podem ter alguma reação ou alergia a algum componente?

Ainda que processos alérgicos sejam inerentes a cada indivíduo, não podendo ser previstos, precisam de uma interação física, material, com o organismo. As essências florais são extratos sutis que contêm somente a memória da água, sem a presença de substâncias químicas das flores com que são elaboradas. Assim, não há como ocorrerem processos imunológicos por seu uso. Sobre os veículos e modo de uso para o caso de animais, o curso abordará esse assunto.

Sobre a professora 

Janaíne R. Martins é Farmacêutica, com capacitação em Homeopatia e em Fitoterapia; além de Bioquímica Industrial de Alimentos. É formada pelo curso de Terapia Floral e possui título de Especialista em Terapia Floral, pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (IBEH – Facis).
É Mestra em Patologia UFCSPA (Fitoterapia para gatos com linfoma) e foi presidente da Comissão Assessora de Práticas Integrativas e Complementares, do CRF-RS, e presidente da Liga de Espiritualidade em Educação e Saúde UFCSPA.
Possui ainda título de Especialista em Desenvolvimento de Medicamentos, pela Universidade Católica de Pelotas, e participou de diversos cursos livres de florais – de Gaia, Florais de Minas, Desert Alchemy, Australian Bush Flower Essences, Florais de Saint Germain -, entre outros.
As informações compartilhadas aqui foram úteis para você? Para saber mais sobre o assunto, acesse e se inscreva no curso Florais para cães, gatos e família multiespécie. Uma oportunidade única de melhorar a convivência entre todos os seres de casa de uma forma natural e gentil. 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?